Colegas tutores e alunos:<div><br></div><div>Coloco a chamada abaixo de uma atividade do grupo PET de Computação para mostrar como um grupo PET pode provocar um impacto profundo no Projeto Pedagógico de um curso.</div><div>
<br></div><div>A atividade acontece hoje às 10h da manhã no auditório do departamento de computacão no Pici.</div><div><br></div><div>Abracos,</div><div><br></div><div>Marcelino Pequeno</div><div>Tutor PET Computação UFC<br>
<br><div class="gmail_quote">----------------------<br><br>














<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Caros Professores e alunos do Curso de
Computação</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Na próxima sexta-feira não estaremos
fazendo mais um Workshop de Avaliação. Estaremos fazendo algo especial para a
qual queremos uma presença qualificada de professores e alunos do curso de Computação.</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Queremos tratar no Workhop uma questão
fundamental: Qual a atratividade de nosso curso de Computação? </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Ou melhor: O que fazer para deixá-lo um
curso mais atrativo para seus alunos ao mesmo tempo em que forma com qualidade
o profissional e prepara para a pós-graduação?</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Nosso curso, por nenhum padrão pode ser
considerado um curso ruim, mas não há espaço para melhorá-lo, deixá-lo mais
atraente para quem o cursa? </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">As disciplinas poderiam ser ministradas de
forma mais participativa? Poderíamos ter mais atividades acadêmicas
extra-classe? As atividades (trabalhos) poderiam integrar mais de uma
disciplina de um mesmo semestre? 
Poderíamos ter mais iniciativas tecnológicas atuando dentro do curso?
Poderíamos incentivar mais o espírito empreendedor de nossos alunos adaptando
para uma realidade econômica que privilegia a iniciativa e o espírito de
inovação? </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">São questões como esta que gostaríamos que
fossem debatidas por nossos professores e alunos em nosso próximo Workshop
nesta sexta-feira.</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Os alunos queixam-se da falta de motivação,
os professores têm suas visões de mundo e da profissão, a gente precisa colocar
estas visões para convergirem e encontrar maneiras criativas de inovar o nosso
curso. </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">O maior risco para qualquer área de atuação
é a acomodação: se conformar com o nível alcançado, esquecendo-se o que ainda
está por alcançar.</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">A juventude brasileira mostrou que saiu da
acomodação. O curso de computação da UFC também.</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Todos no Auditório da Computação, nesta
sexta, dia, 19, às 10h da manhã. Não percamos esta oportunidade de dar mais satisfação
à nossa vida profissional.</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Com muita motivação,</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Marcelino Pequeno</span></p>

<p class="MsoNormal"><span lang="PT-BR">Tutor do PET</span></p>

</div><br></div>