Contribuição relevante para Engenharia de Software no Brasil
Desde 2003, anualmente, a Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) (http://comissoes.sbc.org.br/ce-es/homenageados.php?lang=pt-br) tem reconhecido as contribuições relevantes para Engenharia de Software no Brasil, com uma grande homenagem a um pesquisador selecionado durante a abertura do CBSoft.
Este ano, o comitê formado pelos professores Silvio Meira, Jaelson Castro e Manoel Mendonça, últimos premiados (2014, 2015 e 2016), indicaram o professor Augusto Sampaio (CIn/UFPE) pela sua brilhante carreira.
A premiação será concedida na abertura do evento do CBSoft, em Fortaleza. Como parte do reconhecimento, o professor Augusto Sampaio será um dos keynotes do evento em 2018.
Biografia do Homenageado
Augusto Sampaio é Professor Titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFPE e doutorado pela Oxford University. Em 2016, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da University of York, Reino Unido. Em 2010, foi agraciado com o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Presidência da República do Brasil. É membro do Formal Methods Europe Fellowship Award Committee e membro do IFIP TC1. A principal área de interesse é Engenharia de Software, com ênfase em Métodos Formais. Tem contribuído com semântica, refinamento e transformação de especificações, modelos e programas concorrentes e orientados a objetos; técnicas composicionais de verificação de modelos (model checking); integração entre métodos formais e semi-formais (como UML e SysML); modelos de componentes; modelagem, simulação e verificação de aplicações robóticas; e na geração automática de testes a partir de modelos. Augusto foi o Coordenador Brasileiro do Projeto COMPASS (Comprehensive Modelling for Advanced Systems of Systems), financiado pela Comunidade Europeia, edital FP7, (2011-2014) e Coordenador da Cooperação entre a Motorola Mobility e o CIn-UFPE, desde 2002, com ênfase na geração automática de testes a partir de requisitos, tema também explorado em uma cooperação com a Embraer. É um dos autores do modelo de formação conhecido como Residência em Software, premiado pelo MCTIC e bastante consolidado. Tem participado ativamente da organização e de comitês de programas das principais conferências nacionais e internacionais em métodos formais e engenharia de software (tendo sido PC Chair do SBES, SBMF e ICTAC), bem como de comitês assessores da CAPES, do CNPq e de outras agências. Foi Keynote do SBMF (duas vezes), do ProCoS e do ICFEM, além de diversas participações em painéis e palestras convidas em universidades como Columbia, Kent, Newcastle e Minho. Tem contribuído, administrativamente, no CIn-UFPE, como Vice-Coordenador da Graduação, Coordenador da Pós-Graduação, Coordenador de Pesquisa e, atualmente, como Coordenador de Cooperação com a Indústria e Chefia do Departamento de Ciência da Computação.