PainelCBSoft

PAINEL CBSOFT/SBES

Tiraremos leite de pedra ou choraremos o leite derramado?
A Engenharia de Software na era da Digitalização e Manufatura total
Quarta-feira, 20/09, Sala 5
Parte I: 13:45 -15:15
Parte II: 15:35 – 16:45

Apresentadores/Debatedores: Dr. Wagner Arbex (Embrapa e UFJF), Prof.
Sérgio Soares (Instituto SENAI de Inovação para TICs e UFPE), Prof. Frederico Lopes
(Projeto Smart Metropolis, UFRN), Prof. Alessandro Garcia (PUC-Rio), Prof. Ivan
Machado (UFBA), Prof. Rossana Andrade (UFC)

Moderador: Guilherme Horta Travassos, COPPE/UFRJ

Cenário de Discussão

A dependência da sociedade em sistemas de software aumenta a passos largos. O avanço tecnológico tem permitido investir em soluções de software bem diferentes daquelas usualmente discutidas e tratadas na engenharia de software convencional. Vivemos um momento onde coisas interagem com coisas, produtos comandam as linhas de produção, cidades assumem “comportamento inteligente” e indivíduos passam a contar com facilidades até então intangíveis e totalmente adaptáveis ao contexto contemporâneo onde o indivíduo está inserido. Inegável a afirmação de que tudo isso, em grande parte, depende de software! E software precisa ser engenheirado! Será que estamos preparados para apoiar a engenharia deste software? Nossas tecnologias, construídas com base em modelos do passado, estaria pronta para ser usada nestes projetos? Temos como garantir qualidade, produtividade, prazos e custos considerando estes sistemas contemporâneos?

Neste sentido, este painel de discussão intenciona discutir problemas contemporâneos intensivos em software e envolvidos num cenário de Internet das Coisas (Cadeia do Leite, Industria 4.0, Cidades Inteligentes) e, a partir de uma avaliação geral da situação, colocar a seguinte hipótese a prova:

Ho: Não há diferença nas tecnologias e no conhecimento da engenharia de software utilizados em projetos de sistemas de software convencionais e projetos de sistemas de software contemporâneos (IoT, Industria 4.0, Sistemas ciber-físicos, …).

Este painel será dividido em duas sessões. Na primeira sessão, os problemas relacionados a Cadeia do Leite (Embrapa Gado de Leite/JF), Industria 4.0 (Instituto Senai de Inovação para TICs) e Cidades Inteligentes (Experiência da cidade de Natal através do projeto Smart Metropolis) serão apresentados. Na segunda sessão, considerando os desafios e demandas tecnológicas apresentadas, teremos uma avaliação das soluções por especialistas da academia e da audiência visando avaliar Ho e oferecendo direcionamentos e expectativas de trabalho na área.

Dinâmica dos trabalhos:

Na primeira sessão, domínios de problema de interesse nacional serão apresentados juntamente com eventuais desafios e problemas a serem considerados.

Na segunda sessão, pesquisadores de engenharia de software realizarão uma avaliação e ocorrerá discussão com os representantes e a audiência.

Sessão I – Os problemas: 13:45 as 15:15 – Total: 1:30, cada apresentador terá 30 minutos para expor seu problema e desafios.

Sessão II – Soluções?: 15:15 as 15:35 – Total: 1:30. 10 minutos para cada apresentador apresentar demandas de tecnologias de software relacionadas a seus domínios de problema, 10 minutos para cada engenheiro de software comentar sobre eventuais soluções para os problemas e demandas apresentados, e o restante do tempo discussão com a audiência e posterior avaliação da hipótese.

A ideia é motivar a comunidade a desenvolver uma agenda positiva de trabalho/pesquisa em tecnologias de engenharia de software que apoiem os projetos de sistemas de software contemporâneos relacionados aos problemas reais e de grande interesse em nossa sociedade. Os resultados serão agregados aos obtidos em evento recente (1º QualityIoT junto ao SBQS 2017), que serão apresentados de forma sumarizada na sessão II.